29 junho 2007

Evolução no Masp

Darwin - a exposição - é um belo passeio pelo mundo da evolução. O visitante percorre a vida de Charles Darwin e refaz o percurso que o levou à elaborar a teoria da seleção natural - até hoje a melhor explicação para a diversidade biológica no mundo.

Mesmo que biologia não seja a sua área, não perca se passar por São Paulo - está em cartaz no Masp até 17 de julho. É deslumbramento para todos os olhos, como escrevi na edição de junho da revista Pesquisa Fapesp (leia a matéria aqui).

O macaco-prego da foto integra a exposição e foi fotografado por Eduardo Cesar para ilustrar a matéria da Pesquisa Fapesp.


Masp -- Avenida Paulista, 1.578, São Paulo; de terça a domingo, das 11h às 18h; de 4 de maio a 17 de julho ; R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante); (11) 3251-5644


18 junho 2007

Jardineiros alados

Quem sabe aos poucos não melhora a má-fama dos morcegos? Pois eles são rematados beija-flores e jardineiros.

Acabo de ler no Jornal da Ciência e-mail que morcegos polinizam 13% das plantas da Caatinga e estão em terceiro lugar como transportadores de sementes. O estudo foi feito por uma equipe da Universidade Federal do Pernambuco.

Recentemente, o biólogo Gledson Bianconi (autor da foto ao lado), da Unesp de Rio Claro, e colegas mostraram que morcegos podem ser valorosos aliados no reflorestamento de áreas degradadas. Veja (um pouco) mais na nota publicada na Pesquisa Fapesp de junho.

12 junho 2007

Encontros com a Pesquisa: ciência e tecnologia no Brasil

Esta semana traz mais uma palestra da série Encontros com a Pesquisa.

Carlos Vogt, lingüista e poeta, ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da FAPESP, e Ruy Quadros, do Instituto de Geociências da Unicamp, falarão sobre a importância dos indicadores de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Brasil.

A privatização, a desregulamentação e a disciplina fiscal, entre outras medidas, não foram suficientes para garantir o crescimento sustentável da América Latina. O caminho para desenvolvimento da região está na ciência e tecnologia. Nesse novo contexto, são ferramentas estratégicas para dar suporte às políticas públicas indicadores de ciência como o Índice Brasil de Inovação (IBI), concebido por Vogt e desenvolvido pela revista Inovação, em parceria com o Instituto de Geociências da Unicamp e o Instituto Uniemp.

Encontros com a Pesquisa é um evento com uma palestra aberta, seguida de debate com público, que ocorre uma vez por mês. Leia mais sobre o tema da palestra deste mês na matéria de capa da revista Pesquisa Fapesp de junho, nas bancas.

A palestra será na quarta, dia 13 de junho, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777, São Paulo).