25 outubro 2007

O primata bipolar

Você já contemplou chimpanzés em algum zoológico? Eles são perturbadores, tão humanos mas sem a classe civilizada que desenvolvemos nos últimos 5,5 milhões de anos.

É exatamente na qualidade de espelhos do que (também) somos que o primatólogo holandês Frans de Waal nos põe diante dos chimpanzés e bonobos - estes últimos mais desconhecidos mas igualmente nossos parentes - no livro Eu, primata, recentemente publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Veja
resenha na revista Pesquisa Fapesp.

A foto eu tirei do
álbum de família do próprio Frans de Waal

23 outubro 2007

Papagaios nas alturas

O Brasil é uma riqueza de papagaios. De todas as cores - azuis, verdes, vermelhos... Na edição deste mês da revista Pesquisa, contei um pouco do que aprendi sobre como o soerguimento dos Andes contribuiu para a diversificação dessas aves.


Não resisto a destacar os nomes. Pionus menstruus (à direita) tem a traseira vermelha; P. senilis tem a cabeça branca. Adorei!


Leia "No topo da montanha" aqui.
A imagem ao lado é de William Cooper, do livro Parrots of the World (1973).

19 outubro 2007

A Terra daqui a 50 anos

Mais uma no veio infantil. A Ciência Hoje das Crianças está promovendo um concurso: mande para a revista um desenho mostrando como será este mundo daqui a 50 anos. O vencedor ganhará uma assinatura da revista e uma viagem ao Rio de Janeiro ou a São Paulo para visitar museus de ciência. Só valem desenhos enviados até 31 de dezembro deste ano. Veja aqui.

15 outubro 2007

Ciência para crianças

Um novo blogue traz boas dicas para quem quer mostras às crianças as maravilhas da ciência. É o via gene Kids, da ana banana - codinome da Ana Claudia Lessinger do Via gene.
Sucesso nessa bela aventura, Ana.

10 outubro 2007

Para quem gosta de um bom dicionário

Um dia apareceram lá em casa cinco enormes volumes, que minha mãe herdou de um amigo. Era o dicionário Caldas Aulete.

Foi uma festa. Passamos um bom tempo aprendendo palavras sensacionais. Aprendi também que é o repositório por excelência da língua portuguesa, com mais de 200 mil verbetes, editado pela primeira vez em Portugal no final do século XIX.

A última edição brasileira foi feita nos anos 1980 e é hoje restrita a herdeiros como minha mãe e uns ratos de sebo obstinados e sortudos.

Não mais! Ele está agora disponível de graça aqui, onde qualquer um pode baixar o dicionário completo em seu computador. Além dos verbetes originais a versão eletrônica traz também 86 mil verbetes atualizados para a linguagem contemporânea, que estão ainda sendo revisados e aperfeiçoados.

08 outubro 2007

Ecossistemas em miniatura

São duas as miniaturas protagonistas de Fragmentos da Mata Atlântica do Nordeste, editado por José Alves Siqueira Filho e Elton Leme.

A Mata Atlântica nordestina já quase não existe, de tão fragmentada e invadida sobretudo por canaviais. No entanto, ali estão plantas e animais únicos, prestes a desaparecer de uma vez por toda caso nada seja feito.

E as bromélias são mini-ecossistemas. Ali brotam sementes, se abrigam animais, outros buscam alimento. Sua presença - e seu sumiço - indica o estado de saúde dos fragmentos de mata em que vivem.

Leia mais sobre a Mata Atlântica nordestina e suas bromélias no belo livro ao lado e também na revista Pesquisa de outubro, aqui.

02 outubro 2007

Novo blogue de saúde

O jornal New York Times acaba de lançar um novo blogue com atualizações diárias sobre ciência. Os assuntos são diversos e apresentados de forma acessível e interessante. Vale conferir.