Muito além do DNA
O Projeto Genoma Humano prometia mapear todas as nossas doenças - manifestas ou potenciais - ao destrinchar o nosso material genético. Mas eis que a grande promessa genética para a medicina não vem do DNA, mas de seu "primo pobre" RNA.
Pesquisadores no mundo todo têm descoberto que são diversos os tipos de RNA com funções essenciais de controle da expressão dos genes e de muito o que acontece em nosso organismo. Mas a estrela maior tem sido o RNA de interferência, ou RNAi, com grande investimento da indústria farmacêutica.
Leia mais em "De servo a senhor", na revista Pesquisa Fapesp de março, agora nas bancas. (A ilustração ao lado, publicada na matéria, é de Cárcamo)
1 comentário:
Francamente, não me surpreende. Um velho provérbio alemão diz que "o diabo se esconde nos detalhes".
Um DNA me parece muito com um organograma de uma grande corporação: fixa as políticas e metas. Mas o trabalho ainda é feito pelos operários.
Me permita aproveitar para mandar um recado para o João Alexandrino: procure os "Ídolos de Bacon"... Afinal a principal tarefa da mídia não é "informar o público"; é vender exemplares...
Enviar um comentário