08 outubro 2007

Ecossistemas em miniatura

São duas as miniaturas protagonistas de Fragmentos da Mata Atlântica do Nordeste, editado por José Alves Siqueira Filho e Elton Leme.

A Mata Atlântica nordestina já quase não existe, de tão fragmentada e invadida sobretudo por canaviais. No entanto, ali estão plantas e animais únicos, prestes a desaparecer de uma vez por toda caso nada seja feito.

E as bromélias são mini-ecossistemas. Ali brotam sementes, se abrigam animais, outros buscam alimento. Sua presença - e seu sumiço - indica o estado de saúde dos fragmentos de mata em que vivem.

Leia mais sobre a Mata Atlântica nordestina e suas bromélias no belo livro ao lado e também na revista Pesquisa de outubro, aqui.

3 comentários:

João Carlos disse...

Maria, permita-me uma pergunta que evidencia minha fenomenal ignorância... Eu pergunto se esse rótulo "Mata Atlântica" não é "genérico" demais. Não entra na minha cabeça que a mesma Mata Atlântica que recobre a "Muralha de São Vicente", fosse a cobertura original dos canaviais nordestinos.

Há semelhanças e diferenças, pois não?...

Maria Guimarães disse...

Sim, há semelhanças e diferenças. A nordestina tem algumas espécies exclusivas, tem influência da Amazônia e da Caatinga. Mas tem também muitas semelhanças e um jeitão parecido com a mata que você conhece. Você já foi ler a matéria na revista? (Não é longa!)

João Carlos disse...

Sim, eu li o artigo, mas ele deixa isso meio implícito (donde eu supor que minha ignorância é que é extraordinária). Infelizmente, meus conhecimentos de biologia se limitam ao velho Curso Científico e o que mais minha mente cigana conseguiu apanhar aqui e acolá...

Não deixa de ser irônico que um filho de uma pernambucana e um paraibano conheça tão pouco da terra de seus ancestrais, mas minhas visitas ao NE foram sempre de poucos dias e sempre a serviço. Em minha memória ficou apenas registrada a devastação que a Zona da Mata do NE sofreu, porque eu praticamente só via terrenos cultivados e pouquíssima mata.