13 outubro 2006

Visite o passado na Fazenda Pinhal

"A Fazenda Pinhal é um milagre de beleza", me disse Helena Carvalhosa. É verdade, o lugar é mágico. Helena é bisneta do conde e da condessa do Pinhal, que fizeram da fazenda o que ela foi e o que ainda é, e tem a sorte de poder passar lá o tempo que quiser.

Mas a fazenda é também um hotel, onde vale a pena passar nem que seja um fim de semana. O pomar é sensacional, com suas aléias de jabuticabeiras centenárias. A comida deliciosa, com ingredientes em grande parte produzidos ali mesmo. O cuidado com receber se assemelha ao que um livro (disponível nos quartos, para deleite do hóspede) descreve a respeito dos tempos da condessa: travesseiros "optimos", lençóis bordados do melhor algodão. Nada ostensivo, mas um luxo total. No bom sentido.

Enfim, mas não é esse o assunto. A fazenda Pinhal está na origem da fundação de São Carlos, dali saiu a procissão que fundou a cidade. O conde foi quem estabeleceu a ferrovia que passa por ali e foi fundamental para o progresso do interior de São Paulo. É patrimônio histórico tombado pelo Iphan, e faz isso muito bem. Com o intuito de preservar a memória viva para fins de pesquisa e ensino, a fazenda tem associação com diversas universidades e pesquisadores.

Escrevi uma reportagem sobre a maquinaria de beneficiar café, que foi restaurada este ano. Ver funcionar aquela gigantesca máquina do século XIX, feita de madeira e ferro, é emocionante. Tive que ir atrás de saber um pouco mais.

Leia a matéria na Ciência e Cultura.

Sem comentários: