11 maio 2007

Encontros com a Pesquisa: Júlio César Voltarelli

O imunologista Julio César Voltarelli, do Centro de Terapia Celular (CTC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo, faz a terceira palestra da série Encontros com a Pesquisa, às 19 horas do dia 15, terça-feira. A série é uma promoção conjunta da revista Pesquisa FAPESP e da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, de São Paulo. Voltarelli vai falar sobre o uso de células-tronco adultas em tratamentos experimentais contra o diabetes melito do tipo 1, também chamado de juvenil, e outras doenças auto-imunes.

O trabalho de Voltarelli foi notícia no mundo todo em abril, quando os promissores resultados de um experimento conduzido por sua equipe foram divulgados. Por meio de uma abordagem clínica que recorre a altas doses de quimioterapia seguidas de um transplante de células-tronco adultas originárias da medula do próprio paciente, Voltarelli e seus colegas de Ribeirão Preto conseguiram livrar 14 diabéticos recém-diagnoticados da necessidade diária de tomar doses de insulina. A terapia, cara e arriscada, ainda não é a cura da doença, mas representa um passo importante nesse sentido.

Professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Voltarelli tem experiência em imunologia clínica, com ênfase em transplante de células-tronco hematopoéticas em doenças auto-imunes, doenças hematológicas malignas e benignas. Também é especialista no diagnóstico e tratamento de imunodeficiências secundárias, doenças reumáticas e na seleção de doadores para transplantes renais e de medula óssea.

Encontros com a Pesquisa é um evento com uma palestra aberta, seguida de debate com o público, que ocorre um vez por mês com um cientista de ponta que vai falar de seu trabalho e comentar temas que serviram de base para reportagens de Pesquisa FAPESP. O trabalho de Voltarelli está na edição de maio da revista Pesquisa Fapesp.


A Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos fica na Av. Nações Unidas, 4777, cidade de São Paulo (tel: 11 3024-3599).


Sem comentários: