18 julho 2007

Bússolas vivas

Bactérias são seres unicelulares que freqüentam até os recantos mais inóspitos do mundo. Li em algum lugar que há mais bactérias do que células humanas dentro do corpo de cada pessoa. Você é então mais bactéria do que gente.

Tudo isso me parece fantástico que chegue. Mas uma bactéria composta por várias células, que usa uma bússola interna para se orientar e tem um repertório de movimentos conquistados pelo batimento sincronizado dos flagelos de cada célula... Parece ficção científica, mas existe e foi descoberta por Ulysses Lins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), numa lagoa carioca.

Leia matéria na Pesquisa Fapesp de julho, que além de aqui está nas bancas.

5 comentários:

Shridhar Jayanthi disse...

O link não está funcionando, Maria... por alguma razão, clicando http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3296&bd=1&pg=1&lg=

João Carlos disse...

Bom, eu achei a matéria... Só protesto contra o termo "Carioca" aplicado a uma bactéria da Lagoa de Araruama. "Carioca" é "da cidade do Rio de Janeiro"; "do Estado do Rio de Janeiro" é "fluminense" (mesma coisa que "paulistano" e "paulista")

Maria Guimarães disse...

tem toda razão, joão carlos.
deslize meu.

vou consertar o linque - obrigada pelo aviso, shridhar.

João Carlos disse...

Maria:

Você decerto já deve ter visto o artigo do Adilson sobre biomagnetismo.

Entretanto, eu consegui encontrar um artigo do Caio de Gaia onde ele relata uma experiência que relaciona o sentido de orientação dos pombos ao nervo olfativo.

Seria possível que o nervo olfativo dos pombos pudesse, também, transmitir informações sobre campos magnéticos?...

João Carlos disse...

Vocês, biólogos, sempre me deixando na mão!...

Como nem você, nem o Adilson, respondiam, eu fui atazanar o meu amigo de juventude, Paulo Paes de Andrade, biofísico da UFPE.

Ele confirmou que os pombos têm uma membrana com os tais cristais paramagnéticos; só não soube localizar se era nas fossas nasais.

Como é que eu posso infernizar a vida de nosso bom Caio de Gaia, se vocês não respondem?... :)