06 novembro 2008

Quinto fim de semana com Einstein

No sábado, física e teatro; no domingo, Einstein no Rio

Sábado, 8 de novembro, 15h
"As contribuições e críticas de Einstein à física quântica", Silvio Chibeni, físico e professor de filosofia da Unicamp

Chibeni tratará das contribuições de Einstein para o desenvolvimento da mecânica quântica: a introdução da hipótese do quantum de luz (1905), a explicação do movimento browniano (1905), a explicação das anomalias nos calores específicos dos sólidos (1906), o desenvolvimento da primeira estatística quântica (1924) e o reconhecimento dos aspectos ondulatórios da matéria (1925).

"Formas de representação do tempo na dramaturgia", Sérgio de Carvalho, diretor teatral e professor da USP

Carvalho vai explorar alguns exemplos sobre formas de representação da passagem do tempo na dramaturgia: o tempo do coro na tragédia grega, as linhas de ação especulares no teatro shakespeariano, o processo do indivíduo no drama, a crise da unidade do drama no fim do século 19 e a conjugação de tempos contraditórios no teatro épico.

Domingo, 9 de novembro, 11h
"Um cientista nos trópicos: a viagem de Einstein à América do Sul", Alfredo Tolmasquim, físico e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do Rio de Janeiro

Tolmasquim vai contar da viagem de Einstein ao Brasil, à Argentina e ao Uruguai em 1925. No Rio de Janeiro, fez palestras para um público diversificado, visitou o Jardim Botânico, o Museu Nacional, o Observatório Nacional e o Pão-de-Açúcar, provou comidas típicas e participou de recepções e jantares. Intensamente noticiada, sua visita gerou debates entre os positivistas, que se opunham às suas idéias, e seus defensores. Por escrito, Einstein deixou um comentário para um jornalista: "O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil".

As palestras são parte da série complementar à exposição Einstein promovida pela revista Pesquisa FAPESP e pelo Instituto Sangari. Em linguagem simples, acessível a um público amplo, físicos e especialistas de outras áreas falam sobre as idéias de Albert Einstein e suas implicações em outros campos, nas tardes de sábado (15h) e nas manhãs de domingo (11h), no auditório que integra a exposição. Entrada gratuita.
Local: Pavilhão Armando de Arruda Pereira – antigo prédio da PRODAM
Parque do Ibirapuera – entrada pelo portão 10

Sem comentários: