25 janeiro 2007

Ciência no dia-a-dia

O forno de microondas não serve só para esquentar comida: ele é utilíssimo para desinfetar esponjas de cozinha. Basta pôr sua esponja úmida no microondas e ligar por 2 minutos. Mata 99% das bactérias!

Eu faço isso quase que diariamente há uns anos, desde que li uma matéria no New York Times que dizia isso. Segundo a matéria, tinham feito um levantamento de bactérias em cozinhas de donas de casa cuidadosas e de estudantes que moravam em república e nunca limpavam suas cozinhas. As cozinhas dos solteirões, cheias de louça suja na pia, tinham menos bactérias espalhadas. Parece que passar um pano de um lado para outro, mesmo que limpinho, só espalha as bactérias (eu ponho meu paninho no microondas também).

Esta semana vi no Eurekalert uma notícia sobre uma pesquisa (outra) de uns pesquisadores da universidade da Flórida. Eles examinaram com mais detalhe o efeito das microondas nas bactérias, e parece que funciona mesmo.

Fica aqui a dica.

P.S. O Osame, do Semciência, também gostou da história. Veja aqui.


3 comentários:

Lucia Malla disse...

Excelente dica! :)

Osame Kinouchi disse...

Comentario postado no SEMCIENCIA, que reproduzo aqui: Maria, vou colocar um link para o seu post aqui tambem. Kynismos [que afirmou que agua quente tem efeito "identico"], será verdade que agua quente tem o mesmo efeito que microondas? Precisamos lembrar que as microondas penetram no interior da esponja, enquanto que no caso da água isso não é necessariamente verdade. O site brasileiro que citei tambem diz que, no caso das tabuas de madeira para corte de carne, as bacterias se entranham nos veios profundos e não sao atingidas pela agua fervente, mas sao atingidas pelas microondas.
Ou seja, eu sei que agua fervente está mais ao alcance do povao. Mas agua fria está ainda mais na mão, e nem por isso eu vou dizer, sem dados concretos, que ela é tão eficiente quanto água fervente, apenas para dar uma de moço bonzinho lutando contra as multinacionais do gás e do petróleo (os das praticas anti-ecologicas de carvoaria)...

Maria Guimarães disse...

o comentário do osame me fez ir atrás do artigo do new york times, cujo linque agora pus lá no texto. é que eu lembrava que também mencionava tábuas, mas não lembrava sobre pô-las no microondas: diz que algumas tem pedaços de metal dentro, e causam fogos de artifício no microondas. senão, pode pôr 5 minutos.
mas o que eu tinha mesmo retido sobre tábuas é o seguinte, que acho o máximo: as tábuas de madeira absorvem as bactérias lá para o miolo, e por algum motivo essas bactérias nunca mais aparecem para contaminar a comida. um buraco negro de bactérias. por isso não me preocupo. já as de plástico são menos higiênicas, o que adoro porque não vou com a cara delas.
a fonte principal da matéria é dean cliver, da universidade da califórnia em davis.