16 janeiro 2007

Fofo!

Imagem que representa bem o novo programa de conservação das criaturas mais estranhas ('weirdest'), lançado pela Sociedade Zoológica de Londres. Leia a notícia aqui na página da BBC.

Essa estranheza é explicada pelo fato destas destas criaturas estarem em ramos meio isolados da árvore da vida, ou seja, não terem parentes próximos com os quais se assemelhem a nível genético, e/ou estarem em declínio.


Foto: Loris tardigradus, Zoological Society of London

Fico feliz e emocionado, claro, mas preocupa-me um pouco que imagens deste tipo contribuam bem demais para cultivar um certo prazer mórbido de tentar preservar 'fofuras' candidatas ao prémio de
becos sem saída evolutivos ('evolutionary dead-ends'), sem desencadear na imprensa, logo no público, uma verdadeira reflexão sobre o que deveria ser conservar olhando para o passado e procurando assegurar o futuro dos processos evolutivos que, mesmo no presente, neste pequeno lapso de tempo que passa enquanto escrevo, vão criando biodiversidade (ver abaixo o texto da Maria Fixismo ambiental).

Desde que a conservação de 'fofuras' não seja apenas uma distração que nos afaste do verdadeiro, e mais sério desafio..., por mim tudo bem. Fofos sejam!

5 comentários:

Maria Guimarães disse...

também acabo de ver esta notícia, achei um barato. é o projeto anti-fofura, na verdade, já que privilegia animais que as pessoas costumam achar feios ou esquisitos. mas cai no mesmo erro não evolutivo.

João Alexandrino disse...

Não acho que sejam feios ou esquisitos e aposto que a maioria os achará fofos. Afinal são mamíferos! Por outro lado, se fosses editora de um jornal publicarias a foto do lóris, a do hipopótamo ou a do antílope?

Maria Guimarães disse...

mas então por que se chama projeto de conservação das criaturas mais estranhas, ou coisa que o valha? estou confusa...

João Alexandrino disse...

curioso, eu tentei explicar isso no post em linguagem comum! será que às vezes falar simples ainda confunde mais? podes dizer-me o que falhou na mensagem?

são 'estranhas' do ponto de vista filogenético: linhagens isoladas, linhagens monotípicas, etc!

pelo menos é a isso que o artigo da BBC se refere.

Maria Guimarães disse...

acho que eu me deixei enganar pelo subtítulo da matéria da bbc, que diz que o programa se refere a "the world's most bizarre and unusual". pra mim isso é o oposto de fofo, e foi o que ficou na minha cabeça.
mas tens razão, o enfoque central é mesmo a esquisitice filogenética.