16 agosto 2008

Frenesi de Marte

Nasa

Acho um pouco assustadora toda a especulação que circula quanto aos achados em Marte. É interessante saber se há vida por lá, ou possibilidade dela. Seria um prato cheio para evolucionistas, analisar como é uma vida surgida independentemente da que temos por aqui. Seria como voltar a fita da evolução, como dizia o Stephen Jay Gould acho que no Vida maravilhosa.

Mas às vezes parece que as expectativas são outras, como se fôssemos ver marcianos brincando de esconde-esconde com a sonda fênix. Na semana retrasada a Nasa anunciou que encontrou sais chamados percloratos, que podem ter efeito oxidativo - ou seja, destruir certas moléculas - ou possibilitar vida por ser fonte de oxigênio. Dizia o comunicado que os cientistas ainda não sabiam se o achado era positivo ou negativo para a possibilidade de vida em Marte. Isso se a amostra analisada fosse representativa do resto do planeta.

A Nasa fez a opção, dizem eles, de mostrar ao público a ciência em ação. Assim, afirmam que noticiam logo todas as descobertas feitas, antes mesmo de serem de fato estudadas. Comunicados e fotos aparecem periodicamente no site deles.

Eis que leio uma matéria por aí dizendo que os cientistas da Nasa afirmam que o perclorato é muito promissor para que se encontre vida em Marte, ou algo que o valha. E que bactérias terráqueas que resistem até a explosões nucleares devem existir em Marte. Essas bactérias sugerem que a vida seria possível nas condições que existem em Marte, mas isso não quer dizer que elas estejam lá. O que quer que haja lá surgiu independentemente do que há aqui e não há indícios de que seria parecido. A não ser que tenha ido de carona na fênix.

Tentei baixar um pouco a bola da histeria marciana no programa "Pesquisa Brasil" da semana passada.

Sem comentários: