01 agosto 2008

Semana da amamentação - blogagem coletiva

Quando, semana passada, comentei um artigo que falava de amamentação, não sabia que a Semana Mundial da Amamentação estava próxima. Começa hoje.

Fiquei sabendo ao abrir a Folha de S.Paulo hoje de manhã e ver que no Brasil, as crianças ganham amamentação exclusiva por dois meses em média. Os dados estão no relatório da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), promovido em 2006 pelo Ministério da Saúde, que promove esta semana uma campanha pela amamentação.

Dois meses é pouco. A Organização Mundial da Saúde recomenda que nos primeiros seis meses de vida o leite materno seja a única fonte de amamentação. A partir daí começam as papinhas, mas o ideal é manter alguma amamentação até os dois anos de idade. Haja peito...

Além das vantagens de saúde, ouvi recentemente que bebês amamentados têm paladar mais diverso. Foi no meu podcast favorito, The naked scientists. Um estudo na Dinamarca (veja aqui) demonstrou que sabores do que a mãe come realmente passam para o leite. Isso pode ter grande influência em aumentar o repertório do paladar do bebê. Parece que crianças restritas a leite industrializado mais tarde se tornam mais frescas para comer...

Agora fiquei sabendo, pelo "uma malla pelo mundo", que o blogue "síndrome de estocolmo" está promovendo hoje uma blogagem coletiva sobre amamentação. Fica aqui a referência.

6 comentários:

João Carlos disse...

Parece que crianças restritas a leite industrializado mais tarde se tornam mais frescas para comer...

Hmmm... Então eu devo ser aquela exceção que comprova a regra... :P Eu tenho aquele paladar de "carioca": bife com fritas, arroz e feijão... de preferência, muito!...

Maria Guimarães disse...

e que tal miúdos? e ostras? e verduras? e carne crua? eu me referi a um espírito aventureiro quanto a gostar de uma diversidade de tipos de comida...

Maria Guimarães disse...

ops, esqueci: você mamou por quanto tempo?

João Carlos disse...

Um ano e meio. E comi muitos legumes e verduras (e até peixes - até que descobriram minha alergia a frutos do mar...), até que eu fosse capaz de expressar minhas preferências alimentares...

Mas eu vou conceder uma coisa: existe uma profunda diferença entre os legumes e verduras que você cultiva em sua própria horta, daqueles que você compra em um mercado. Os primeiros têm gosto!

Eu destestava abacaxi, até que, visitando Marataízes, ES, eu comi um abacaxi amadurecido no pé (portanto, não vendável - o dono da plantação explicou). Que coisa deliciosa!

Eu me pergunto o quanto dessa "frescura" que muitas pessoas apresentam para comer, não decorre dessa sensaboria que a "agricultura de escala" causa...

Osame Kinouchi disse...

Maria, este blog ainda é coletivo ou no momento é apenas seu? Gostaria de colocar um link lá no ABC...

Maria Guimarães disse...

osame, oficialmente é coletivo...
pode pôr o linque sim.