13 setembro 2008

Gente que faz ciência

Uma roqueira de 32 anos que nasceu no Irã mas vive nos Estados Unidos desde os dois anos de idade, quando a família fugiu da revolução e recomeçou a vida do zero, e é geneticista na Harvard! Na verdade, dirá ela, uma cientista que nas horas vagas compõe, toca e canta. Vi um vídeo da Nova Science Now (em inglês) com o perfil da Pardis Sabeti e virei fã. Algum dia espero entrevistá-la.

Segundo o vídeo, a grande contribuição dela para os estudos de genética foi sacar como escrutinar a seqüencia do DNA humano em busca de mutações que tragam alguma vantagem adaptativa. Ela agora está usando esse enfoque para estudar mecanismos de resistência à malária.

Se ela tivesse que escolher entre música e ciência, ficava com a segunda. Porque fazer ciência é emocionante, é desafiante. O júbilo da descoberta, de que o Carlos Hotta também andou falando, é uma sensação inigualável.

Peguei a foto no site da banda dela.

2 comentários:

Tatiana disse...

Brian May do Queen e a atriz Natalie Portman são exemplos de gente que faz Ciência ao mesmo tempo em que trabalha com Artes. May com suas pesquisas e publicações sobre Astronomia e Portam (esta tb formada em Harvard!)que nas horas vagas, escreve artigos científicos para revistas especializadas em Psicologia.
Acho muito legal quem tem os "pés" nos dois lados (Ciência e Artes) mais interessantes da nossa atualidade.

Maria Guimarães disse...

boas dicas, obrigada!