21 junho 2006

Amazônia para crianças

Vai aqui uma sugestão de leitura para quem tem filhos pequenos - ou simplesmente gosta de belos livros. O cipó branco, de Florence Breton, foi publicado pela Companhia das Letrinhas (setor infantil da Companhia das Letras) em abril, mas na época esqueci de pôr um aviso aqui.

O livro conta as aventuras do tamanduá-mirim Neniq, que vive na Amazônia e um dia segue um cipó branco pelas árvores acima. As ilustrações são lindíssimas, um deleite mesmo.

Depois da história, o livro tem uma parte didática. Com os mesmos desenhos deslumbrantes e texto gostoso, Florence Breton leva o leitor num passeio pelas camadas da floresta - desde o chão até a copa das árvores mais altas. No caminho mostra as características de cada estrato e alguns animais que ali vivem.

Para que fosse o mais correto possível em termos biológicos, o livro passou por uma revisão técnica - que foi a minha contribuição.

8 comentários:

via gene disse...

oba! vou comprar 1 para a minha pequena "leitora"!
ana claudia

Osame Kinouchi disse...

Maria,
Vc já teve o seguinte problema com o Blogger? Eu estava editando o Template e, impaciente com a demora em gravar, interrompi. Isso fez com que só um pedaco pequeno do template fosse gravado. Nao sei como recuperar o antigo. Acho que se eu republicar o blog, o novo template incompleto vai destruir a pagina. O que fazer?

Maria Guimarães disse...

osame, nunca me aconteceu... não tenho idéia! mas você não costuma fazer back ups, caso dê um acidente? aliás, eu estava mesmo pra te perguntar como se faz back ups...

Osame Kinouchi disse...

Bom, eu acho que a unica maneira de fazer backup seria copiar o template em um arquivo .txt e guardar no seu computador. O que tentarei fazer de agora em diante, se me lembrar...

via gene disse...

Isso já aconteceu comigo: iniciei o "post" e salvei como rascunho, escrevi 3 vezes mais e submeti à publicação... a coisa travou e quando fui recuperar o "post", voltou apenas o pouquinho de texto que foi salvo no rascunho. Me pareceu que se vc não salva no rascunho do blogger, ele "assume" um salvamento automático que, entretanto, não ocorre quando vc opta por ir salvando o "rascunho" a cada texto adicional... eu tenho feito cópias em word.doc que apago depois de ter o "post" publicado (mas ainda não pensei em como fazer um backup de todo conteúdo do viagene... quem souber me avise, por favor).
abraços,
ana claudia

Silvia Cléa disse...

Oi, Maria!

Bem, voltando ao assunto livro...hehehehhe
Bela dica: união texto, desenho e revisão de bióloga-jornalista...meus sobrinhos vão crescer espertinhos em relação à Amazônia...(espero)
Valeu a dica!

Maria Guimarães disse...

oba! sil, obrigada pela volta ao livro! e espero que os seus sobrinhos gostem.

Silvia Cléa disse...

Eu tb, já pensou eu chegar na casa deles e eles estarem fazendo uma fogueirinha com as páginas???...Vou achar Herodes mais do que natural!!!