22 junho 2006

Quem acredita em acupuntura?


Esta notinha é em homenagem ao meu professor
Marcelo Knobel, que alertou os alunos do Curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor (Unicamp) a desconfiar da pseudociência - conhecimento aparentemente científico, mas não testado conforme manda a ciência.

Pois a tal pseudociência, como a acupuntura, acaba aparecendo até em periódicos sérios. Neste caso, a conceituada revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, ou PNAS. Em 1998, uma equipe composta de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine e de algumas instituições coreanas usou ressonância magnética para enxergar o efeito de estimulação de pontos de acupuntura (acupontos) na atividade do córtex cerebral. Eles demonstraram que havia uma correlação específica, que não havia sido comprovada até então. O artigo completo pode ser encontrado aqui.


Mas agora, oito anos depois, alguns pesquisadores do grupo mudaram de idéia. Fizeram estudos mais aprofundados e concluíram que não há especificidade dos acupontos, pelo menos no que diz respeito a dor e analgesia. A retração do artigo original entrou ontem no site da PNAS. É interessante notar que somente os autores com nomes coreanos (mesmo que radicados nos Estados Unidos) concordam com retirar as conclusões de 1998. O que isso quer dizer, não sei.

7 comentários:

Silvia Cléa disse...

OI, Maria!
Gostei da homenagem...(tá ficando perspicaz, hien?)!
Eu havia lido tb sobre a retratação...
Esse assunto me faz pensar já há algum tempo, sob outro aspecto: a disputa que há entre os praticantes médicos e não-médicos, todos querem continuar a exercer o seu "trabalho"; estes dizem que aqueles não os permitem por reserva de mercado, em contrapartida, a argumentação é o risco de lesões...e não se chega a lugar algum!

Maria Guimarães disse...

pois é... e enquanto eles brigam, charlatões aparecem. porque, como diria nosso mestre, a ciência não prova nada, mas que funciona funciona! em certos casos, pelo menos.

Silvia Cléa disse...

Claro que sim...caso não houvesse sucesso ninguém estaria interessado em pesquisá-la e muito menos em dominar as suas teorias.
Temos que ver que em todas as áreas e lugares há gente boa e ruim, mas esses últimos acabam ganhando maior destaque sempre, não entendo o porquê...será que ser bom é "normal" aos olhos da mídia???

Maria Guimarães disse...

talvez... eu mesma fiquei em dúvida sobre se apresentar essa retração. fica parecendo que torço contra qualquer coisa. mas acabei pondo porque se eu visse o tal artigo que comprova os acupontos, eu faria a notícia (mas na época eu tinha outra profissão!). então noticio a retração também. o que você acha?

Silvia Cléa disse...

Eu gostei de vc salientar o fato de justamente os orientais fazerem a retração. Veja: nada é ao acaso! As coisas devem ser melhor esclarecidas, qual é o porquê desse fato? Eriçou deveras a minha curiosidade tb...(êta historinha mais mal contada, não é?)

Maria Guimarães disse...

pois não é??? nessas horas é que dá vontade de ter tempo infinito pra poder ir atrás dessas coisas. como não tenho, jogo aqui pra ver se alguém se anima!

Silvia Cléa disse...

Como tb não tenho, fico aqui a esperar...tomara que alguém se manifeste, com conhecimento de causa! Ou, com um "baita" espírito investigativo...