10 junho 2006

Viajantes pelo Brasil


No ar novo número da ComCiência, este mês com o tema "Cronistas e viajantes". Coube a mim investigar a viagem de Martius, que até hoje tem enorme influência na botânica brasileira. O resultado está na reportagem "Von Martius: viajante-naturalista-historiador", em parceria com Mariella Oliveira.
Quem tiver interesse no assunto, recomendo vivamente a leitura do relato de Spix e Martius, Viagem pelo Brasil. As descrições são deliciosas!

2 comentários:

João Giovanelli disse...

Legal, vou ler esta reportagem. Atualmente estou lendo "Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas" de Hércules Florence. Este livro relata a desastrosa mas importante expedição Langsdorffi, que contou ainda com a ajuda de Taunay e Riedel, grandes naturalistas.
Florence, que morou em Campinas talvez seja pouco conhecido no Brasil, possui um currículo de dar inveja a qualquer um. Dentre os seus feitos mais incríveis está: a invenção da fotografia, da poligrafia, de um dicionário próprio e ainda dizem que ele foi o pai da bioacústica, por ele ter lançado um tratado no assunto chamado de zoophonia.
Sem dúvida Hércules Florence é um grande cronista e viajante.
Maria parabéns pelo Blog

Maria Guimarães disse...

que legal, fiquei curiosa pra ver esse livro. obrigada pela contribuição, joão!