01 julho 2008

Mais ciência no parque: células-tronco e mídia

No próximo domingo (6 de julho), às 11, o assunto científico que mais despertou polêmica nos últimos tempos será alvo de um debate na programação cultural da exposição Revolução Genômica. A geneticista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), e a jornalista Cristiane Segatto, da revista Época, conversarão sobre “Células-tronco embrionárias e mídia”.

Em 29 de maio deste ano, numa decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) finalmente autorizou o prosseguimento desse tipo de estudo no Brasil. (Ouça aqui entrevistas que fiz naquela semana com a Mayana Zatz e a vereadora Mara Gabrilli no programa de rádio "Pesquisa Brasil", uma parceria entre a revista Pesquisa e a rádio Eldorado AM)

O debate, com entrada franca, será no Pavilhão Armando de Arruda Pereira, antiga sede da Prodam, no Parque do Ibirapuera (portão 10), em São Paulo, onde, até 13 de julho, está em cartaz a mostra científica. A programação cultural da mostra Revolução Genômica está a cargo da revista Pesquisa FAPESP. A cobertura completa das palestras pode ser acompanhada no site da revista
.

A geneticista Mayana Zatz é pró-reitora de Pesquisa da USP e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP. Preside a Associação Brasileira de Distrofia Muscular. É professora de genética do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atua na genética de doenças neuromusculares e pesquisas com células-tronco. Teve participação ativa na luta pela aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias, com inúmeras idas a Brasília para falar do tema para juízes e deputados.

Especializada na cobertura de tema científicos, a jornalista Cristiane Segatto trabalha na revista Época desde o lançamento do semanário, em 1998. É uma das repórteres mais premiadas na cobertura de assuntos médicos. No ano passado, venceu o Prêmio INCA – Ary Frauzino 2007 com a matéria “As mil faces do câncer”, publicada em 08/01/2007.

Sem comentários: