16 abril 2009

Líquen do Obama

Caloplaca obamae é o nome do líquen ao lado (foto de J. C. Lendemer), descoberto em 2007 na ilha de Santa Rosa, na Califórnia. O descobridor, Kerry Knudsen, escolheu o nome como homenagem ao apoio do então candidato a presidente dos Estados Unidos à ciência e à educação.

Conta Knudson, curador de líquens no herbário da Universidade da Califórnia em Riverside, que descreveu a nova espécie em meio ao furor mundial que rodeava as eleições norte-americanas e terminou o rascunho final no dia da posse. O artigo está na edição de março da revista Opuscula Philolichenum.

C. obamae cresce no solo e por pouco não se extinguiu antes mesmo de entrar para a história. Na notícia do Eurekalert, Knudson declara: "Essa espécie mal sobreviveu ao gado, alces e veados que pastavam na ilha Santa Rosa. Mas agora o gado foi removido, e ela começou a se recuperar. Com a futura remoção dos alces e dos veados – ambos introduzidos na ilha – ela deve se recuperar completamente."

Não sei se ele pensou nisso como metáfora para o que se espera do novo presidente. E mais: Knudson não tem nenhuma formação em ciência. Até 2000, quando se aposentou, ele trabalhava em obras. Um peão sem saber o que fazer com as mãos, descobriu que gostava de líquens, que são uma simbiose entre fungo e alga. Se apresentou como voluntário no herbário, onde já formou uma coleção de mais de 10 mil líquens, publicou mais de 70 artigos científicos e descreveu mais de 25 líquens e fungos que crescem em líquens.

Yes, we can.

4 comentários:

Anónimo disse...

gostei .eu gostaria que vocês deixassem também a classificação científica

Maria Guimarães disse...

aqui vai:

Reino: Fungi
Divisão: Ascomycota
Subdivisão: Pezizomycotina
Classe: Lecanoromycetes
Subclasse: Lecanoromycetidae
Ordem: Teloschistales
Família: Teloschistaceae
Gênero: Caloplaca

Os fungos da ordem Telochistales são notórios por entrarem na composição de líquens.
Não consegui descobrir exatamente qual fungo e qual alga compõem esse líquen específico.

o endereço novo deste blogue é http://scienceblogs.com.br/_br/cienciaeideias/

Anónimo disse...

Muito obrigada,isso ajudou muito
bjus

Anónimo disse...

整形手術一定要找整形外科醫師,隆鼻手術目前最流行的是韓式隆鼻呢。隆乳手術成功當然就可以增加豐胸囉!