11 outubro 2008

No centro do universo

Em Panorama visto do centro do universo, o cosmólogo Joel Primack e a escritora e filósofa de ciência Nancy Abrams chamam atenção para a posição do ser humano no cosmos. Estamos no meio dele, na metade do tempo de vida do universo e somos feitos do material mais raro que há: poeira de estrelas.

O texto acessível e acolhedor conduz o leitor pelos confins e pela história do Universo, em três partes. A primeira descreve cosmologias antigas, como a que vigorava na Idade Média. A segunda expõe o estado da arte do conhecimento sobre o Universo, sempre com metáforas que tornam a teoria mais palpável. Estão aí conceitos como inflação cósmica, matéria escura e energia escura. Na terceira parte o casal de autores discute como usar esse conhecimento para reconstruir uma cosmologia que nos conecte de volta ao universo.

É com base nessa ciência e na necessidade de mitologias para nos situarmos de maneira efetiva e duradoura em nosso mundo que Primack e Abrams propõem uma cosmologia atualizada, baseada numa compreensão do universo que só os conhecimentos mais recentes permitem atingir. Que, esperam, nos ajudará a tomar responsabilidade por este planeta que a própria atividade humana pôs em perigo.


Se quiser mais, veja o
site dos autores. Foi de lá que tirei a imagem das esferas cósmicas do tempo.


Panorama visto do centro do universo - a descoberta de nosso extraordinário lugar no cosmos

Joel R. Primack e Nancy Ellen Abrams

Companhia das Letras, 2008

Tradução: eu

R$ 59,00

1 comentário:

Alex Altorfer disse...

Olá Maria! :-)
Escrevi em meu blog uma resenha do livro que traduziu:

http://observadorantropico.synthasite.com/index/panorama-visto-do-centro-do-universo

Dê uma olhada lá.
Grande abraço,
Alex Altorfer