O tempo vivido e o tempo da sala de aula
Palestras de 1º. de novembro (15h) exploram as
"De Galileu a Einstein: do tempo da física ao tempo vivido", Pablo Rubén Mariconda, filósofo e professor da USP
Mariconda mostrará as ligações de Galileu Galilei e Albert Einstein em torno de três aspectos: a questão do tempo físico e da organização espaço-temporal dos eventos naturais; a idéia de relatividade e a caracterização físico-matemática do movimento; a finitude do movimento da luz e a infinitude do Universo. Essas três características no pensamento de Galileu convergem para a concepção relativista de Einstein. Mariconda falará também sobre a aceleração do tempo cultural e suas relações com o tempo da física e com o tempo psicológico (ou vivido).
“É possível produzir um Einstein? Algumas reflexões sobre Einstein e a Educação”, Antônio Augusto Videira, filósofo, pesquisador do CBPF e professor da UERJ
Videira discutirá as idéias de Einstein sobre educação de jovens e crianças – muitas delas opostas ao pensamento dominante – e as possibilidades de educação e formação dos físicos atualmente. Ao longo da apresentação, ele antecipa, “procurarei refletir sobre a seguinte pergunta: poderiam as idéias de Einstein ser aplicadas com sucesso em nosso tempo?”
Entrada gratuita,
Pavilhão Armando de Arruda Pereira – antigo prédio da PRODAM (ao lado da exposição "Einstein")
Parque do Ibirapuera – Portão 10
Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº
Sem comentários:
Enviar um comentário