03 agosto 2006

Roda de ciência

É interessante como a possibilidade de juntar mentes gera novas idéias. É o que acontece com a pequena mas crescente comunidade bloguística lusófona (eu ia pôr brasileira, mas tem o Caio de Gaia que freqüenta estas paragens) para assuntos científicos e afins.

Há um tempo atrás, a Ana Cláudia do Via Gene deu uma sugestão que achei interessantíssima, mas que até onde sei ficou esquecida. Vou copiar o que ela escreveu numa janela de comentário de seu blogue:

…enquanto o tal “super-blog” não é uma realidade, poderíamos combinar alguns “dias temáticos”, tipo assim: a gente elege um tema (“fuga de cérebros” por exemplo) e cada um “viagene”, “semciência”, “ciência&idéias”, “its equal but…”, “gluon”, “pordentrodaciência”, etc) publica um “post-livre” sobre o assunto (experiência própria, opinião, entrevista, perspectiva, prós e contras (estilo SIM e NÃO - da Folha de SP), crítica de algum artigo/opinião, etc.). Parecido com seus fóruns (era em referência ao Osame), mas um formato diferente: poderia ser 1 tema por semana ou a cada 15 dias (de quarta-feira, por ser o dia de maior acessos de blogs/internet). Imagino que isso seria uma inovação (eu acho, se bem que já devem ter feito de tudo em termos de internet e blog…) e ao mesmo tempo uma maneira de aproximar nossos blogs de ciências elegendo um dia-temático.

A idéia ficou no ar. Hoje a Silvia do Pitáculos em Ciências me sugeriu que eu escolhesse um tema e levasse adiante o projeto da Ana. Conversei então com o João, o deste blogue, e ele lapidou ainda mais a idéia.

Seria assim: a gente faz um outro blogue, que sugerimos que se chame "Roda de ciência". Ele concentrará o simpósio da semana, da quinzena, do mês ou o que decidirmos. Cada um dos participantes porá nesse blogue
uma chamada (um resuminho) com linque para seu próprio blogue, onde estará o texto completo sobre o tema escolhido. Assim organizamos o simpósio e ao mesmo tempo reunimos essa rede blogueira.

O que vocês acham - Ana Cláudia, S
ilvia, Osame (que anda misteriosamente sumido), João Carlos, Daniel, Suzana, João Giovanelli, Caio... e outros blogueiros que eu tenha esquecido ou que freqüentam esta praia sem se identificar?

Vamos fazer assim: ponham nos comentários o que acham da idéia, além de sugestões para o primeiro tema de debate. E vamos lá!
(A imagem eu peguei aqui)

21 comentários:

Silvia Cléa disse...

Oi, Maria e João!

Achei perfeita a idéia de um novo espaço. mas há alguns inconvenientes para quem for administrar, no caso, vcs, pelo que estou entendendo...ou seja, maior sobrecarga de serviço (pois são 2 blogs a controlar...dão conta??).
Em relação à periodicidade, acho que, inicialmente, a gente poderia deixá-lo mensal, para ver como resulta; depois, quem sabe, ir diminuido progressivamente.
Os temas, por enquanto, ainda não pensei em nada (no momento)...depois, caso surja algo, volto e proponho, ok?

João Giovanelli disse...

Oi Maria, achei muito legal sua idéia, se precisar de alguma ajuda é só falar. Concordo com a Sílvia sobre a periocidade. Todos nós já temos Blogs e uma carga semanal com outro iria ficar pesado. Acho que quinzenal ou mensal seria melhor.
Sobre os temas, ainda não tenho em mente. Mas vou pensar.

Abraço a todos

João Carlos disse...

Maria, sua idéia me parece esplêndida! Algo assim com a aparência do "3quarks daily", onde se pudesse postar "manchetes" e um curto "abstract" com um link para a matéria, não é?

Aproveito para sugerir o primeiro tema: a própria "multidisciplinaridade".

Conte, no que for preciso, com este modesto (há, há, há!...) tradutor.

Caio de Gaia disse...

Os anglófonos têm uma coisa chamada blogcarnivals ("feiras de blogs?") que funcionam um bocado como isso. Podem ser mensais, ou em períodos mais curtos, e há com vários temas, pode ser astronomia, biologia de invertebrados, medicina e saúde, ciência geral, psicofísica da internet, etc. Dos mais específicos aos mais generalistas.

Funcionam não com um novo blog mas com um blog de acolhimento ao qual outros bloggers enviam links de textos que tenham publicado e que achem relevantes. O dono do blog decide se é adequado, escreve um resumo de duas ou três linhas para cada submissão que aceite e aponta para o texto em questão. As pessoas que tiveram textos aceites colocam publicidade nos seus blogs assim que a "feira" esteja disponível.

Na edição seguinte o blog de acolhimento é outro. Esta forma permite que o blog de acolhimento ganhe alguma visibilidade. Como só o hospedeiro tem algum trabalho e funciona com textos "reciclados" é relativamente fácil de implementar.

Exemplo

Maria Guimarães disse...

que resposta rápida, adorei!
a idéia é ser um blogue comunitário, um ponto de encontro nosso para discutir um tema de cada vez. então não dá muito trabalho pra ninguém.
por exemplo, decidimos aqui que o tema do mês é a relação entre peladice e sistema social (pra citar o nosso saudoso osame, que em meados de julho teve uns dias de obsessão com o assunto). cada um de nós escreve um texto em seu próprio blogue sobre o tema, e depois põe um resuminho no comunitário. os blogueiros "inscritos" terão acesso direto ao blogue.
a idéia que o caio mostrou (adorei, vou olhar com mais atenção) parece bem interessante, mas até onde entendi é outra coisa.
o que acham?

Lucia Malla disse...

Incluam-me nessa!!! Embora meu blog seja mais focado em viagens, sou uma cientista e de vez em quando falo de ciencia e suas ramificacoes no meu blog (o Uma Malla pelo mundo). Acho q a ideia era exatamente o q faltava para a nossa blogosfera lusofona - sempre q eu lia o Tangled Bank ficava pensando quando iriamos ter o nosso blogcarnival... Eu cheguei a participar de um dos carnivals de invertebrados (o Circus of Spineless), em janeiro desse ano, mas ter um post em ingles no meio de um blog todo em portugues meio q "espantou" muita gente, infelizmente.

Parabens por levar a frente a excelente ideia da Ana!!

João Alexandrino disse...

Ok, está criado o novo blog Roda de ciência, que será um espaço para debates eventuais na comunidade lusófona de blogueiros de ciência. Não há necessidade de sobrecarregar alguém com a tarefa de administração pois todos podemos ser membros do blog e contribuir para a sua construção. Assim, sugerimos que nos deixem os vossos emails (aqui ou em mariamsguimaraes@yahoo.com.br) para enviarmos convites de adesão ao blog. Abs.

Caio de Gaia disse...

Já agora, é má ideia colocar os emails aqui, por causa do spam.

via gene disse...

Maria!

Que bom que você manteve a idéia do "dia temático" (ou "Roda de Ciências" com propôs o João, bem melhor :)) arquivada no disco rígido e não na memória RAM... eu (ou nós, imagino) vivo num déficit de tempo com relação à vontade de agir e interagir nesta esfera webcientífica. Espero me organizar melhor para poder dar conta das vontades todas. Como temas, gostei da tal multidisciplinaridade (se bem que não domino o universo de possibilidades embutido neste conceito... :)), e gostaria de ressuscitar - se for interessante aos demais - 1) a questão do jovem-pesquisador (incluindo questões sobre "se pesquisa de brasileiro feita no exterior é brasileira", "se pesquisa em colaboração BR/exterior é... o quê?" e assuntos similares, afinal, "o QUÊ é a tal Ciência Brasileira?"); 2) a internet na academia: tipo "the good, the bad and the ugly" (como se dá o benefício da comunicação e as distorções de uso - orkut, chats, e cia?! e onde o "blog" entra nisso?); 3) ciência vs divulgação científica: a importância da comunicação; 4) patrulhismos em ciências: vários temas polêmicos (diferenças homem/mulher; questões de raça; QI; determinismo genético, etc), enfim, há uma infinidade de possibilidades! Acho que vai ser show esta experiência! Estou mandando meu email para o você via email (!). Sugiro também que se consulte a opinião do Daniel, pois ele entende de programas que são "Gerenciadores de Conteúdo" e que podem oferecer muito mais recursos que o formato-blog para promover esta interação (além de disponibilizar o conteúdo de modo similar ao blog). Seria necessário um "gerente", mas cada usuário cadastrado tem muita liberdade para incluir conteúdos, sem sobrecarregar ninguém (eu acho). Bem, é isso!
Deixa eu voltar para a minha toca pois o tempo URGE!!
abraços, ana claudia

Maria Guimarães disse...

minha sugestão é simplificarmos ao máximo, sem gerentes e sem recursos especiais. afinal, nenhum de nós vive disto, que eu saiba.
então usaríamos os recursos básicos do blogger e pronto, cada um põe seu texto.
vou esperar mais um pouco para ver se surgem mais adesões e sugestões de temas. aí ponho um texto lá no Roda pra explicar como procedemos.
caio, sei que não é boa idéia pôr os e-mails aqui - por isso o joão deu o meu lá em cima, assim vocês podem me mandar diretamente.

Anselmo Augusto de Castro disse...

Oi Maria, gostaria de participar. Mesmo com a agenda cheia espero trazer alguma contribuição. É muito bom ver pessoas tão empolgadas com a divulgação de ciência. Gostei também do tema multidisciplinaridade para iniciar. Sugestão de temas: compartilhamento de idéias, senso comum e relacão ciência e arte. Aguardo procedimentos.
E a pergunta que não quer calar. Cadê o Osame??? OMMMMMSame.

Abraços hiperlincados

via gene disse...

OK! Já estou "cadastrada"!

Anónimo disse...

Oi Pessoal,

Pois é, com as atribulações daqui não tenho conseguido manter o pique e acompanhar todo mundo. :-(

Mas, aquilo que o "Caio de Gaia" disse acima (que eu já tinha dito pra Silvia há alguns dias atrás) é o esquema usado pela blogosfera: "Carnavais" sobre determinados tópicos.

Há também uma boa conversa que eu tive com a Ana Cláudia (Via Gene) que pode render um "rock'n roll" BEM legal.

Bom, eu volto aqui pra gente tacar mais fogo nisso... Aliás, se vcs quiserem, eu me disponho a criar uma lista (eletrônica) de emails pra nós podermos nos comunicar mais facilmente e com maior dinamismo, centralizando o conteúdo das nossas conversas... algo como "rodadeciencia@olympus.het.brown.edu", aonde todos os emails mandados pra esse endereço seriam automaGicamente redirecionados pros endereços escolhidos. :-)

Um abraço pra todos, []'s!

Lucia Malla disse...

Daniel, acho a ideia do email muito boa, pq eu jah participei de outros blogs em grupo, e o q realmente entrava as vezes eh a falta de um canal comum... Ideia apoiada.

none disse...

Achei ótima a idéia, e apesar de estar mais atolada que nunca de coisas pra fazer, adoraria participar. Como fica difícil entrar pra ver os papos e visitar todos os blogues (pra mim pelo menos, quase impossível...eufemismo, totalmente impossível!) achei a ídéia do email comunitário que o Daniel deu muito boa.
Me incluam nessa.
Maria, vou lá me cadastrar na roda da ciência. Acho muito bom vocês estarem todos envolvidos nesse grande Carnaval! é uma pena que viver nesse país pouco lusófilo me deixe com tão pouco tempo pra participar mais ativamente.
quanto ao tema, gostei do que a Ana sugeriu sobre o qué é a ciência do Brasil, mais especificamente, como classificar, entender, se relacionar com a ciência feita por brasileiros no exterior, com ajuda ou colaboração do exterior, etc... claro, estou sendo parcial, por ser uma brasileira no exterior.
Enfim, bom vê-los e lê-los todos. Bem vindos ao Carnaval da Ciência!

Silvia Cléa disse...

OI, pessoal!

A gente não pode deixar essa idéia do Daniel (grupo de discussão por e-mail centralizado) morrer! Me parece um canal muito prático e essencial...talvez não agora, mas futuramente o será!
Voto pela sua aplicação já! heheheheheheh
[]s, a todos

Maria Guimarães disse...

já estou colecionando os e-mails de todo mundo que entrou, mas até a última vez que vi, o próprio daniel ainda não tinha entrado na roda! amanhã mando tudo pra ele. quis esperar pra não mandar tudo picadinho, mas pode deixar que não esqueci.

Anónimo disse...

Pessoal,

Começando a segunda-feira já tacando fogo: Roda de Ciência EMailing List.

TODOS os interessados podem se inscrever na NOSSA lista de emails através do link acima. Pra evitar "maiores danos", é preciso que vc confirme seu email E que eu (o atual moderador da lista) aprove a sua inscrição (mas podem ficar sossegados que isso tudo acontece automaGicamente). Eu só me coloquei como moderador porque criei a lista há uns minutinhos atrás... se alguém mais quiser a buemba... ;-)

Adotei uns esquemas bem rígidos pra combater SPAM na lista, de forma que não deve haver nenhum (uma vez que apenas MEMBROS inscritos na lista podem enviar emails pra ela). Porém, se o computador de algum(ns) de vcs for afetado por algum vírus, este poderá nos enviar SPAM (uma vez que tal membro da lista pode enviar mensagens pra mesma). Portanto, o único jeito de sermos SPAMmed é através de membros da lista.

Bom, podemos nos inscrever de 2 maneiras: OU vcs vão no endereço acima e se cadastram OU alguém (Maria?) me manda uma lista com os nomes dos participantes que eu os inscrevo automaGicamente. ;-)

Bom... acho que é só por enquanto... Besides, we can use the list ASAP! :-)

Agora vou correndo me inscrever no Blogger... depois a gente taca mais "gasosa" nesse fogo! :-D

Abraços, []'s!

Maria Guimarães disse...

acabo de mandar pro daniel a lista de e-mails que tenho: joão, anselmo, ana cláudia, silvia, lucia, joão carlos e joão g.

João Alexandrino disse...

Perfeito! Obrigado Daniel! Abs.

Paulo Henrique disse...

Desculpe-me, mas há redundância na expressão "há um tempo atrás", já que o verbo haver, nesse caso, tem sentido de tempo passado.
ph