02 abril 2006

Unamo-nos para divulgar ciência!

Disseminar e discutir conhecimento científico é uma obrigação não só de quem é diretamente pago para isso (os jornalistas de ciência), mas também de pesquisadores, estes pagos para produzir e disseminar conhecimento.

Nosso intuito neste blogue, além de expor idéias diversas, tem sido pôr em discussão questões científicas ou relevantes para a ciência. A idéia é que esses debates atinjam não só nossos colegas, mas também especialistas de outras áreas e não cientistas. A ciência não pode ser privilégio de poucos!

Um edital lançado pelo CNPq visa estimular o desenvolvimento de divulgação de ciência sob diversas formas.

Faço então aqui eco à iniciativa de Osame Kinouchi em seu blog SemCiência, e reforço a idéia de construirmos uma super central de informações científicas. A idéia daria forma ao que João Alexandrino já expressou aqui:

Já agora, clarifico, minha agenda política poderia ser definida como a libertação do Homem de todo e qualquer espartilho, inclusive a mim dos meus próprios. Não que eu preveja ter alguma relevância para essa causa, mas se surgir uma oportunidade estarei na linha da frente. O objectivo seria permitir o livre arbítrio em sociedades de indivíduos livres pela veiculação igualmente livre da INFORMAÇÃO/CONHECIMENTO! Banal? A questão é que só será possível se se criar um sistema neutro e hierarquicamente estruturado, em graus de inteligibilidade pelo cidadão, de veiculação da informação/conhecimento. Reparem que esta é muito diferente da informação/notícia, pelo que penso que a imprensa contemporânea não será capaz de cumprir a tarefa. Falo claro de uma biblioteca universal (não a da IURD).

Na prática, acho interessante um blogue que reúna quem quer que esteja interessado em contribuir para que a discussão de temas científicos seja de alcance da sociedade. Pesquisadores, professores, jornalistas, amantes da ciência etc. etc. Todas as áreas do conhecimento científico estariam representadas, permitindo trocas de idéias, debates e integração interdisciplinar, em diversos níveis de profundidade.

Uma iniciativa desse tipo exige um certo idealismo. É preciso que pessoas estejam dispostas a doar algo de seu tempo e conhecimento. Mas um projeto nos moldes do que o CNPq propõe pode ser um bom pontapé inicial, pois forneceria os recursos materiais e humanos para construir o arcabouço da Central das ciências. Quem se habilita?

E como acabo de sair da frente da televisão, tenho que admitir: o São Paulo jogou um bolão. Parabéns aos sãopaulinos!

10 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Ok, Maria, Mega Blog entao. Ajudo coautorando a proposta pro CNPq. Mas so me responsabilizo pelo Meta Blog, que seria uma secao semanal do Mega Blog, ok?
Vc lembra qual o nome ou endereco daquele Meta Blog cientifico portugues?

Maria Guimarães disse...

legal! mas você toparia ser o coordenador da proposta? você é quem tem emprego em universidade pública! ou você tem alguém pra sugerir?
vamos começar a procurar asseclas, então? legal era a gente já ter uma equipe diversa, em termos de formação, pra escrever o projeto.
não conheço o meta blog português. você tem alguma pista?

João Alexandrino disse...

Osame, o metablogue é o Blogs de Ciência em http://divulgarciencia.com/

Osame Kinouchi disse...

Bom, acho melhor continuarmos a conversa por e-mail. Voces dois tem curriculo Lattes. Me mandem seus nomes completos para que eu possa olhar o Lattes. Eu acho que tem um pessoal aqui na FFCLRP-USP, constituida por duas quimicas amigas minhas, que estao muito interessadas em participar da Blogosfera cientifica. NEste caso, Ja teriamos um fisico, dois biologos e dois quimicos. Parece bom. Acho que um amigo professor daqui do DFM, de computacao, tambem entraria na jogada... Continuamos a conversar por e-mail, e talvez uma conversa pessoal. Na Choperia Pinguim, aqui em Riber?

none disse...

Muito bem! Não entendi exatamente qual a proposta de vocês - se meta, mega ou o quê, mas me digam se posso ajudar em algo.
um abração pra todos

Maria Guimarães disse...

é que parte da discussão tá lá no blogue do osame.

Osame Kinouchi disse...

Suzana, voce eh mais que bemvinda!

none disse...

pois é, agora é que fui no blogue do Osame pra ver do que se tratava. depois dei uma passada no do daniel e achei aquele artigo de "seven signs..." muito interessante. nossa comunidade pode ser pequena mas que é boa, é!
como vai funcionar esse meta blogue? o CNPq dá espaço para esse tipo de projeto?

Maria Guimarães disse...

por enquanto só sei o que está no edital do cnpq (ver blogue do osame). vamos ver...

Anónimo disse...

Ou Suzana,

Estou passando só pra dar uma de comadre-com-os-cotovelos-na-janela: "Obrigado pelo elogio ao meu blog!" :-)

Abraços, []'s!