Manguezais em perigo
Manguezais de ilhas no Pacífico estão seriamente ameaçados devido a mudanças climáticas. É o que diz o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Os bosques de mangue são ecossistemas costeiros típicos de locais de águas salobras, como estuários. Sua importância é imensa, pois têm características biológicas únicas e um valor ecológico e econômico inestimável, pois são essenciais para a reprodução de boa parte dos organismos marinhos, inclusive aqueles com grande valor econômico.
Sua localização costeira torna os manguezais intrinsecamente vulneráveis a variações no nível do mar. As ilhas do Pacífico, porém, estão em situação ainda mais delicada do que a média. É o que mostra o documento, divulgado esta semana (18 de julho), que apresenta um quadro completo incluindo propostas de planejamento ambiental para a região.
Leia também notícia divulgada pelo portal da ONU (em espanhol).
16 comentários:
Maria, em uma matéria sobre a elevação dos níveis dos oceanos (já não me lembro qual, nem onde), eu li que um dos efeitos já observados é que os manguezais se adaptam com facilidade a esse fenômeno: eles simplesmente crescem para dentro das terras secas.
É evidente que chega um ponto onde a presença humana impede essa progressão dos manguezais. Mas esse tipo de ecossistema parece ser bem mais resistente a mudanças ambientais de grande escala do que se pensava (embora seja particularmente vulnerável à ação humana).
Você tem alguma informação em contrário?
joão carlos,
é verdade isso que você falou. mas acho que alguns fatores podem causar problemas.
1- a elevação do nível do mar ser mais rápida do que a capacidade de sucessão do mangue;
2- limites de ocupação humana, como você mencionou;
3- e as ilhas do pacífico correm maior risco porque podem desaparecer inteiras!
confesso que não li todo o relatório da onu, talvez lá tenha mais detalhes.
Maria,
primeiro gostaria de te parabenizar pela iniciativa. Fiquei super feliz ao receber noticias suas por terceiros e saber de suas "novas" atividades. Por favor me diga como entrar em contato com você.
A respeito do comentário feito pelo João Carlos, ele está totalmenete correto. No Rio de Janeiro monitoramos uma área de manguezal há cerca de 10 anos e estamos acompanhando o recuo do ecossistema em direção ao continente, mas como a Maria disse, isso depende de vários fatores. Na verdade a resposta do manguezal à elevação do n.m.m é bastante variável, podendo ir desde a adaptação do sistema ao novo cenário até sua extinção local, passando por sua resistência.
Oi Maria! Parabéns pela iniciativa! Os manguezaisa agradecem a sua singela mas importante contribuição para conservação. Naquilo que puder ajudar, conte comigo! Um forte abraço.Clemente
oi clemente e mário!
que delícia vocês aparecerem aqui! voltem sempre, e avisem caso tenham resultados a divulgar.
beijos,
maria.
Maria, você tem toda a razão no tocante à possibilidade do ritmo de elevação das águas ser mais rápido do que a recuperação dos manguezais. Na verdade, o ritmo está tão acelerado que países como Tuvalu e Vanuatu estão com a própria existência ameaçada (Tuvalu já tem um acordo com a Nova Zelândia para a evacuação de seus 11.000 habitantes).
Eu traduzi e postei no "Chi vó, non pó" uma matéria do Le Monde de 17/12/05 sobre este assunto.
Desculpe a mancada... O comentário é o seguinte:
Só para preocupar um pouco mais, o Boletim EurekAlert de 01/08/06, traz más notícias sobre as espécies dos manguezais de marés em Species unique to tidal marshes face threats.
Maria,
Valeu a dica do relatório da UNEP! Nele há citação da Convenção das Zonas Úmidas, na qual o Brasil é signatário. Essa convenção, tão importante quanto à da Biodiversidade, é pouco conhecida pelos brasileiros. Os manguezais são importantes zonas úmidas, assim como o pantanal, os recifes de coral, as lagoas e lagos.
abraços,
Marília
Alguem pode me ajudar por favor
eu preciso saber de alguns problemas dos mangues e quais suas solucoes
Tem alguem ai por favor?
Oi
Tem alguem ai??
Meu Trabalho é Sobre Se o Ser Humano Afeta o Mangezal Tenso -_-
Enviar um comentário