23 julho 2006

Manguezais em perigo


Manguezais de ilhas no Pacífico estão seriamente ameaçados devido a mudanças climáticas. É o que diz o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Os bosques de mangue são ecossistemas costeiros típicos de locais de águas salobras, como estuários. Sua importância é imensa, pois têm características biológicas únicas e um valor ecológico e econômico inestimável, pois são essenciais para a reprodução de boa parte dos organismos marinhos, inclusive aqueles com grande valor econômico.

Sua localização costeira torna os manguezais intrinsecamente vulneráveis a variações no nível do mar. As ilhas do Pacífico, porém, estão em situação ainda mais delicada do que a média. É o que mostra o documento, divulgado esta semana (18 de julho), que apresenta um quadro completo incluindo propostas de planejamento ambiental para a região.


Leia também notícia divulgada pelo portal da ONU (em espanhol).

16 comentários:

João Carlos disse...

Maria, em uma matéria sobre a elevação dos níveis dos oceanos (já não me lembro qual, nem onde), eu li que um dos efeitos já observados é que os manguezais se adaptam com facilidade a esse fenômeno: eles simplesmente crescem para dentro das terras secas.

É evidente que chega um ponto onde a presença humana impede essa progressão dos manguezais. Mas esse tipo de ecossistema parece ser bem mais resistente a mudanças ambientais de grande escala do que se pensava (embora seja particularmente vulnerável à ação humana).

Você tem alguma informação em contrário?

Maria Guimarães disse...

joão carlos,
é verdade isso que você falou. mas acho que alguns fatores podem causar problemas.
1- a elevação do nível do mar ser mais rápida do que a capacidade de sucessão do mangue;
2- limites de ocupação humana, como você mencionou;
3- e as ilhas do pacífico correm maior risco porque podem desaparecer inteiras!
confesso que não li todo o relatório da onu, talvez lá tenha mais detalhes.

Anónimo disse...

Maria,
primeiro gostaria de te parabenizar pela iniciativa. Fiquei super feliz ao receber noticias suas por terceiros e saber de suas "novas" atividades. Por favor me diga como entrar em contato com você.
A respeito do comentário feito pelo João Carlos, ele está totalmenete correto. No Rio de Janeiro monitoramos uma área de manguezal há cerca de 10 anos e estamos acompanhando o recuo do ecossistema em direção ao continente, mas como a Maria disse, isso depende de vários fatores. Na verdade a resposta do manguezal à elevação do n.m.m é bastante variável, podendo ir desde a adaptação do sistema ao novo cenário até sua extinção local, passando por sua resistência.

Anónimo disse...

Oi Maria! Parabéns pela iniciativa! Os manguezaisa agradecem a sua singela mas importante contribuição para conservação. Naquilo que puder ajudar, conte comigo! Um forte abraço.Clemente

Maria Guimarães disse...

oi clemente e mário!
que delícia vocês aparecerem aqui! voltem sempre, e avisem caso tenham resultados a divulgar.
beijos,
maria.

João Carlos disse...

Maria, você tem toda a razão no tocante à possibilidade do ritmo de elevação das águas ser mais rápido do que a recuperação dos manguezais. Na verdade, o ritmo está tão acelerado que países como Tuvalu e Vanuatu estão com a própria existência ameaçada (Tuvalu já tem um acordo com a Nova Zelândia para a evacuação de seus 11.000 habitantes).

Eu traduzi e postei no "Chi vó, non pó" uma matéria do Le Monde de 17/12/05 sobre este assunto.

João Carlos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Carlos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Carlos disse...

Desculpe a mancada... O comentário é o seguinte:

Só para preocupar um pouco mais, o Boletim EurekAlert de 01/08/06, traz más notícias sobre as espécies dos manguezais de marés em Species unique to tidal marshes face threats.

Anónimo disse...

Maria,

Valeu a dica do relatório da UNEP! Nele há citação da Convenção das Zonas Úmidas, na qual o Brasil é signatário. Essa convenção, tão importante quanto à da Biodiversidade, é pouco conhecida pelos brasileiros. Os manguezais são importantes zonas úmidas, assim como o pantanal, os recifes de coral, as lagoas e lagos.

abraços,
Marília

Anónimo disse...

Alguem pode me ajudar por favor
eu preciso saber de alguns problemas dos mangues e quais suas solucoes

Daniel disse...

Tem alguem ai por favor?

Daniel disse...

Oi

Anónimo disse...

Tem alguem ai??

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Meu Trabalho é Sobre Se o Ser Humano Afeta o Mangezal Tenso -_-