20 julho 2006

Estudar a biodiversidade - mais sobre batalhas entre pesquisadores e legislação

Pesquisadores que trabalham com a biodiversidade brasileira sofrem com entraves impostos ao seu trabalho pela legislação vigente.

Para quem acompanha este blogue, isto não é novidade. Já escrevi sobre o assunto aqui e aqui. Sempre que pensei sobre o assunto, parecia faltar um diálogo direto entre pesquisadores e legisladores, de forma a traçar metas conjuntas que estimulassem o estudo de nossa natureza mas a protegessem também.

Parece que essa conversa aconteceu, durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Florianópolis. Veja notícia de Eduardo Geraque na Agência Fapesp.

2 comentários:

João Carlos disse...

Pois é Maria!... Sabe aquela coisa de botar cadeado na porta, depois que ela foi arrombada?...

O fato é que na década de 1970 a Amazônia estava uma "Amazona". Biopiratas de todas as origens, disfarçados de pesquisadores, estavam, simplesmente, roubando tudo o que podiam dos ecossistemas da Amazônia e do Pantanal.

O mal, talvez, é que - ná época - havia uma ditadura militar no governo. E - dizem nos quartéis - que todo problema admite, pelo menos, três soluções: a certa, a errada e a militar. Com era de se esperar, adotaram a solução militar: aquela que prejudica igualmente culpados e inocentes.

O diabo é que fazem já 21 anos que a ditadura se foi, e ninguém consegue resolver o emaranhado burocrático - ao contário, parece que tudo que os governos civís fizeram foi aumentar o tamanho e diminuir a eficiência da burocracia. "Muito cacique e pouco índio". Uma superposição de jurisdições de dar inveja à Alemanha Nazista.

No que depender dos Legisladores... bom, vamos esperar até outubro e ver o que vai acontecer.

Maria Guimarães disse...

joão carlos, obrigada pelo lúcido comentário.
abraço.